Quero Emagrecer

 

Quero Emagrecer

Uma pessoa que quer ser emagrecida coloca toda a expectativa no profissional da saúde ou no médico. Acha que essa equipe tem que ser ótima para dar resultado rápido. No consultório médico pede uma fórmula mágica e quer em menos de um mês virar a pessoa mais linda e desejada do mundo. Muitas vezes as pessoas se frustram ao perceber que o remédio ajuda, mas não faz milagre, pois o peso volta ao normal quando para de tomar o medicamento.

A pessoa procura outro médico e o mesmo acontece. Vira o efeito sanfão. Mas o que realmente essa pessoa fez para emagrecer??? Na maioria das vezes quase nada.

A pessoa que quer emagrecer chega no consultório totalmente motivada. Ela fala que dessa vez está disposta a fazer de tudo para dar certo. Tudo que ela escuta ela tenta colocar em prática. Sai do consultório pronta para fazer uma mudança no comportamento alimentar. Volta depois de um mês com um excelente resultado.

Pense se você realmente quer emagrecer ou se está procurando alguma fuga para emagrececimento rápido. A pessoa que não quer mudar comportamento é aquela que pensa em fazer o certo de 2 a 3 meses e depois voltar a comer o errado.
Se você realmente quer emagrecer então uma equipe multidisciplinar pode ajudar.

Seguem abaixo algumas dicas gerais:

1. Coma a cada 3 ou 4 horas;
2. Mastigue bem os alimentos e coma devagar, de preferência sentado;
3. Coma frequentemente verduras cruas e cozidas no almoço e jantar;
4. Coma de 3 a 5 porções de frutas por dia;
5. Não repita o prato nunca;
6. Não coma vendo televisão;
7. Não consuma frituras e preparações muito gordurosas;
8. Não faça compras no supermercado com fome.
9. Pratique atividade física 5 a 6 vezes na semana;
10. Cuide do seu estresse,pratique atividades físicas aeróbicas pelo menos 3 vezes por semana;
11. Não coloque metas de perda de peso muito difíceis de serem alcançadas. O correto é perder peso aos poucos. Assim elimina peso com saúde, fica mais fácil de manter o peso e você não se frustrará caso não consiga chegar no seu objetivo.

Poucas são as pessoas que obtém sucesso com mudança de dieta e hábitos de vida, contudo, algumas conseguem perder peso e mante-lo. Considera-se a perda de peso real quando ela se mantém pelo período mínimo de 2 anos.

Por outro lado, o tratamento cirúrgico com redução gástrica está indicado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) superior a 35 kg/m2 (peso em kilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado), que já tentaram emagrecer de diversas formas e mantém o mesmo peso por pelo menos 2 anos, não obtendo sucesso; e apresentam pelo menos duas co-morbidades como: osteoartrose, hipertensão arterial, diabetes mellitus, apnéia noturna do sono, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, esteatose hepática entre outros. Quando o IMC encontra-se acima de 40 kg/m2 o tratamento cirúrgico já esta indicado.

Consulte o seu médico para obter maiores informações a respeito das opções cirúrgicas e das melhores indicações. Atualmente elas são realizadas por laparoscopia (cirurgia onde não se realiza corte único e sim pequenos cortes, 5 no total, de 5 mm), durando cerca de 90 minutos e o paciente tem alta no segundo dia após a cirurgia. Segue-se então uma dieta especial orientada pelo seu cirurgião pelo período de 20 a 30 dias. A perda de peso obtida com a cirurgia é sustentada variando de 20 a 50kg no primeiro ano de acordo com o peso inicial do paciente.

A médio prazo os resultados são excelentes e o paciente permanece com o peso baixo por vários anos, período no qual deve ser acompanhado pelo cirurgião de confiança e deve seguir orientações de hábitos de vida saudáveis como a realização de atividades físicas frequentes e hábitos alimentares corretos.

Dr. Vladimir Schraibman

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, Dr. Vladimir Schraibman é especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil). É médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, além de integrar o corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Tem diversos artigos publicados em revistas e jornais científicos do Brasil e do exterior, além de intensa participação em congressos nacionais e internacionais.


Especialidades: